O que eu quero trazer aqui é que a dieta é apenas UM dos vários fatores que influenciam no aparecimento da acne.
É por isso que tem pessoas que se alimentam mal, mas não tem acne, e outras que se alimentam super bem, e ainda assim tem o rosto cheio de cravos e espinhas.
Acontece que a acne é influenciada por vários fatores: Genética, Flora bacteriana, Sensibilidade das glândulas sebáceas aos hormônios, Obesidade, Vitaminas, Estresse, Dieta, Abrasão da pele, Medicamentos e Anticoncepcionais (alguns).
Não basta só comer mal para desenvolver acne, você precisa ter outros fatores associados para que a doença se desenvolva. Da mesma maneira, não basta só comer bem para que a acne vá embora.
Não é infrequente que as pessoas adiem a procura médica esperando que: A dieta resolva, Passe com o tempo, Passe com minâncora, Passe com limpeza de pele e Resolva com o tônico que a tia indicou.
E na falta do tratamento adequado, formam-se cicatrizes e manchas difíceis de resolver posteriormente.
Se você tem acne, pode diminuir o consumo dos alimentos mais relacionados com a sua piora, que são: Alimentos de alto índice glicêmico e Leite de vaca e derivados (incluindo Whey).
Estar atento ao uso de vitaminas e medicamentos que possam piorar a acne, como: Antidepressivos, Estabilizadores do humor, Corticoides, Vitaminas do complexo B e Anticoncepcionais com as progesteronas (levonorgestrel, gestodene, norgestimate, norgestrel, etonogestrel, norgestrienone, noresthiterone, lynestrenol, desogestrel).
Como existem vários fatores que influenciam na doença, o tratamento envolve uma abordagem combinada:
• Medicamentos e procedimentos (tópicos e/ou sistêmicos)
• Skincare adequado
• Estilo de vida
• Controle dos fatores de piora
Lembre-se: orientação adequada e constância são determinantes no sucesso do seu tratamento.