Você descobriu que está grávida, e uma das dúvidas que surgem é: posso manter meu skincare?
A gestação é um momento único em que absolutamente tudo muda: não só passamos por uma intensa transformação nas nossas mentes e corações, mas também em nossos corpos.
Existe a tendência de algumas condições cutâneas melhorarem durante a gestação, como por exemplo, a calvície feminina. No entanto, outras podem se acentuar ou piorar nesse período, como é o caso do melasma e da dermatite atópica.
Os cuidados básicos com a pele que é necessário ter durante a gestação incluem 3 principais passos: proteção solar, limpeza e hidratação.
A proteção solar é especialmente importante naquelas pacientes com tendência ao melasma. Nesses casos, o interessante é utilizar um protetor solar com cor e alto FPS diariamente, e lembrar de reaplicá-lo ao longo do dia. Além disso, a proteção física com uso de chapéus, bonés e viseiras é sempre bem vinda quando houver exposição direta ao sol.
A limpeza deve ser gentil e suave, duas vezes ao dia. O uso de sabonetes infantis pode ser interessante, pois possuem menor potencial alergênico e irritativo.
A hidratação da pele deve ser realizada diariamente, preferencialmente após o banho. O uso de hidratantes que contenham ativos como ácido hialurônico, glicerina, esqualano vegetal, D-pantenol e óleos e manteigas vegetais são considerados seguros para utilização durante a gestação.
Repelentes também podem ser utilizados com segurança por gestantes, contanto que sigam as orientações de aplicação contidas na embalagem do produto.
Substâncias que devem ser evitadas durante a gestação: ureia em concentrações acima de 3%, ácido salicílico, hidroquinona, retinoides (como o ácido retinóico, o retinol e a tretinoína) e amônia.
Sempre converse com o seu dermatologista sobre as necessidades da sua pele, para que juntos possam elaborar um skincare efetivo e seguro nesse momento único da sua vida!
Rafaela Melo – Médica Dermatologista (RQE 32184)