Peróxido de benzoíla pode causar câncer? Entenda mais

O peróxido de benzoíla é um queridinho de longa data no tratamento da acne, mas foi descoberto que ele pode se degradar em benzeno (substância conhecidamente cancerígena) quando exposto a altas temperaturas ou a luz ultravioleta.

Mas será que, na prática, estamos sujeitos a um risco aumentado de câncer ao usar esse medicamento? A literatura científica explica!

Um estudo comparou pacientes que usaram peróxido de benzoíla para tratamento da acne, com pacientes que nunca utilizaram esse medicamento. Esses pacientes foram acompanhados ao longo de 10 anos, para verificar se houve associação do uso desse medicamento com o surgimento de neoplasias relacionadas ao benzeno (como a leucemia mieloide aguda, síndrome mielodisplásica, linfoma não Hodgkin, outras neoplasias hematológicas e câncer de pulmão).

A conclusão foi que o grupo que usou peróxido de benzoíla não teve um risco aumentado de desenvolver essas neoplasias em comparação ao grupo que nunca utilizou. E outros estudos anteriores chegaram à mesma conclusão. Ou seja: o peróxido de benzoíla não aumentou o risco de câncer ao longo de 10 anos.

Últimas Postagens